novembro 30, 2009

Resumo do evento (por William de Oliveira)

O evento de sábado na Fonte da Água Santa de Tremembé foi um sucesso em termos de repercussão gerando uma boa inserção na mídia regional com presença de equipes da Record, Band Vale e Vanguarda com matérias que foram ao ar no mesmo dia e matéria no Vale Paraibano. Isso só demonstra o poder da cultura para gerar mídia espontânea e atenção para os municípios que apoiam essas iniciativas promovendo o turismo nessas localidades. Acreditamos, que apartir dessa ação e das próximas que virão, mais atenção será dada à Fonte tanto pelo poder público quanto pela sociedade civil. Esperamos que a Fonte volte a ser um ponto de encontro, convivência comunitária e de visitação turística.

PARTICIPAÇÃO:






Tivemos a participação do Pedrão e Rita da Maracongada do Quintino tocand
o e cantando congadas, da Amanda Bontempo, auxiliando na oficina de pintura com as crianças, o graffiti do Coletivo Falaê de Paraibuna, o histórico da Fonte sendo contada pelo Sr Laurindo, oficinas com papel crepom para construção de balangandans (brinquedo tradicional) ministrada por mim, e flores de papel tradicionais com a participação espontânea da Dona Dilza, artista popular e visinha da Água Santa. Apresentação do SHOW “AMC RAPPER’S", com apoio da ASSAOC, exposição de Banners do Projeto Hip Roça do Coletivo Falaê, exposição de fotos antigas da Fonte e registro audiovisual pela videomaker Auira Ariak, do Instituto MAGNETO CULTURAL, e todo o apoio da Francine Maia, do Coletivo Bora'ndá, de Tremembé.

O público foi flutuante durante todo o dia, assim como a chuvinha. Mas um ponto positivo foi a troca com os moradores que passaram por lá. Principalmente, pelo articulação de parcerias que ajudaram com a infra-estrutura como a Chácara Mogaperama, a Papelaria do Nonô e o Restaurante Sabor da Terra, entre outros colaboradores. O evento teve ainda apoio institucional da COREVALI (Coordenadoria Regional dos Presídios do Vale do Paraíba e Litoral Norte), do Instituto H&H Fauser e da Fundação Cultural "Benedicto Siqueira e Silva", ambos de Paraibuna. O PROJETO HIP ROÇA desenvolvido pelo Coletivo Falaê nos muros da Penitenciária Feminina Santa Maria Eufrásia Pelletier de Tremembé tem o apoio da Zulu Nation Brasil, Programa de Ação Cultural (PROAC) da Secretaria do Estado da Cultura e Governo do Estado de São Paulo. Agradecemos, também, a presença do Marcos Nonô, da Associação Comercial de Tremembé que demonstrou sua atenção aos propósitos e as intenções dessa ação cultural e, principalmente, mostrou-se interessado nas potencialidades da cultura para o desenvolvimento local. Agradecemos a todos que apoiaram mais essa iniciativa, destacando-se a assessoria de imprensa realizada por Carol Garcez, a idealização, realização e a dedicação de Auira e Francine (Coletivo Bora'ndá) e do Avelino (Maracatu Baque do Vale).

A ação sociocultural e ambiental FONTE EM MOVIMENTO é uma realização do Instituto Magneto Cultural, Coletivo Bora'ndá, Coletivo Falaê e Coletivo Matuto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário