novembro 30, 2009

No dia seguinte ao evento

Ontem (domingo) fui até a Água Santa e tive a maior recompensa que alguém que se empenhou para que este evento acontecesse poderia ter: - Pessoas paradas em frente aos grafites, tirando fotos, comentando... Se no sábado não tivemos tanto público quanto imaginávamos, podemos ter certeza que a partir de agora muito mais gente vai descer até o local. Afinal a "marca" da Fonte em Movimento ficou lá.
Abraços,
Auira!

Resumo do evento (por William de Oliveira)

O evento de sábado na Fonte da Água Santa de Tremembé foi um sucesso em termos de repercussão gerando uma boa inserção na mídia regional com presença de equipes da Record, Band Vale e Vanguarda com matérias que foram ao ar no mesmo dia e matéria no Vale Paraibano. Isso só demonstra o poder da cultura para gerar mídia espontânea e atenção para os municípios que apoiam essas iniciativas promovendo o turismo nessas localidades. Acreditamos, que apartir dessa ação e das próximas que virão, mais atenção será dada à Fonte tanto pelo poder público quanto pela sociedade civil. Esperamos que a Fonte volte a ser um ponto de encontro, convivência comunitária e de visitação turística.

PARTICIPAÇÃO:






Tivemos a participação do Pedrão e Rita da Maracongada do Quintino tocand
o e cantando congadas, da Amanda Bontempo, auxiliando na oficina de pintura com as crianças, o graffiti do Coletivo Falaê de Paraibuna, o histórico da Fonte sendo contada pelo Sr Laurindo, oficinas com papel crepom para construção de balangandans (brinquedo tradicional) ministrada por mim, e flores de papel tradicionais com a participação espontânea da Dona Dilza, artista popular e visinha da Água Santa. Apresentação do SHOW “AMC RAPPER’S", com apoio da ASSAOC, exposição de Banners do Projeto Hip Roça do Coletivo Falaê, exposição de fotos antigas da Fonte e registro audiovisual pela videomaker Auira Ariak, do Instituto MAGNETO CULTURAL, e todo o apoio da Francine Maia, do Coletivo Bora'ndá, de Tremembé.

O público foi flutuante durante todo o dia, assim como a chuvinha. Mas um ponto positivo foi a troca com os moradores que passaram por lá. Principalmente, pelo articulação de parcerias que ajudaram com a infra-estrutura como a Chácara Mogaperama, a Papelaria do Nonô e o Restaurante Sabor da Terra, entre outros colaboradores. O evento teve ainda apoio institucional da COREVALI (Coordenadoria Regional dos Presídios do Vale do Paraíba e Litoral Norte), do Instituto H&H Fauser e da Fundação Cultural "Benedicto Siqueira e Silva", ambos de Paraibuna. O PROJETO HIP ROÇA desenvolvido pelo Coletivo Falaê nos muros da Penitenciária Feminina Santa Maria Eufrásia Pelletier de Tremembé tem o apoio da Zulu Nation Brasil, Programa de Ação Cultural (PROAC) da Secretaria do Estado da Cultura e Governo do Estado de São Paulo. Agradecemos, também, a presença do Marcos Nonô, da Associação Comercial de Tremembé que demonstrou sua atenção aos propósitos e as intenções dessa ação cultural e, principalmente, mostrou-se interessado nas potencialidades da cultura para o desenvolvimento local. Agradecemos a todos que apoiaram mais essa iniciativa, destacando-se a assessoria de imprensa realizada por Carol Garcez, a idealização, realização e a dedicação de Auira e Francine (Coletivo Bora'ndá) e do Avelino (Maracatu Baque do Vale).

A ação sociocultural e ambiental FONTE EM MOVIMENTO é uma realização do Instituto Magneto Cultural, Coletivo Bora'ndá, Coletivo Falaê e Coletivo Matuto.

novembro 28, 2009

Um Vídeo!

O dia foi cheio!
Desculpem, mas não dá para falar muito agora, faltam forças...
O dia foi ótimo, a chuva atrapalhou os tambores do Maracatu e da Maracongada, mas, mesmo assim, o primeiro passo foi dado. Confiram a reportagem na TV Vanguarda:

http://www.vnews.com.br/video.php?id=3862

Depois a gente promete voltar e conta tudo com textos e imagens, muitas imagens!

Mas, antes... Boa Noite!

novembro 27, 2009

Mesmo se chover

O evento vai acontecer!!!
Não tivemos patrocínio financeiro de ninguém para comprar mais material para o grafite, mas mesmo assim vai ser um grande evento e será só o primeiro deles.


Por outro lado, tivemos o apoio através de doações em material de alguns comercios locais: Papelaria do Nonô, Restaurante Sabor da Terra, Super Mercado Leal do Vale, Sacolão Irmãos Costa, Sacolão Iamazaki... VALEU! Com isso já da para o evento acontecer bem, com uma infra básica.
Ah, isso sem falar no voluntariado de TODAS as pessoas empenhadas em fazer o evento acontecer da melhor forma.


Pelo menos um painel está garantido graças ao Coletivo Falaê e ao projeto HIP Roça.


Pretendemos realizar outras ações culturais na Fonte, queremos continuar o grafite em toda a extensão do muro do presídio feminino, e em outros muros da cidade, queremos inclusive entrar no presídio e dar oficinas de arte e de grafite lá dentro. Acreditamos que a ARTE TRANSFORMA as pessoas e os espaços!

A oficina de RAP pode ser transferida de local em caso de chuva, provavelmente será no salão paroquial, ao lado da praça da basílica. Mas SÓ em caso de chuva!

Maracatu Baque do Vale

O Maracatu também vai participar!!!

novembro 25, 2009

Imperdível!

A Oficina de RAP terá início às 14h em ponto do dia 28/11, na Água Santa.

Segue o parecer da ASSAOC, em São José dos Campos, sobre a atividade:

APRESENTAÇÃO DO POCKET SHOW “AMC RAPPER’S” E WORKSHOP DE RAP -

BREVE CURRÍCULO DO PROFISSIONAL: Josafá Jesus é considerado um dos Rapper’s mais conhecidos do Estado de São Paulo. Desenvolve cursos, oficinas e workshops. Atualmente, preside o Instituto Gueto – Associação dos Arte-Educadores, Agentes Sociais e Similares do Estado de São Paulo, onde desenvolve projetos junto a órgãos públicos e privados. É coordenador e mestre de cerimônias do grupo AMC – Rapper’s, fundado em 1993.

SINOPSE DA PROPOSTA: O projeto propõe-se a trabalhar com o Público local na construção da consciência artística da cultura urbana e da organização de uma rede solidária de desenvolvedores e produtores de música, principalmente aqueles ligados à produção urbana. Além de estimular a formação de público.

PARECER TÉCNICO: A apresentação do Pocket Show “AMC Rapper’s” seguida de um Workshop sobre Rap, visa abordar os conceitos da cultura urbana, através da vivencia do grupo e do proponente. Assim passando teorias que os levem ao despertar pela musica de cunho social e que levará ao conhecimento dos participantes a parte artística cultural desde a criação, produção, direção e execução de um fruto musical aliado com a realidade sociocultural.

novembro 22, 2009

Engrossando o caldo da programação cultural:

Confirmada a Apresentação CIA DE RETALHOS - Música Regional - Coordenação: Márcio de Oliveira (integrante do grupo Trem da Viração).

E continuamos aguardando um resposta POSITIVA de um possível patrocinador para que o evento aconteça com louvor! Torçam!!!

novembro 21, 2009

Programação em construção

A programação do dia 28/11 está quase fechada, só falta acertarmos alguns horários. O que já podemos adiantar com certeza é:

* Realização de Painel de grafite no muro do Presídio Feminino: De 9 às 19
* Exposições dos banners do Coletivo Falaê, projeto HIP ROÇA: Desde as 9h
* Exposição de tambores tradicionais ON'YLU, do Quintino Bento: Desde às 9h

E ainda:
* Oficinas de balangandãs e desenho para crianças e jovens - pela manhã
* Oficina de RAP - de 14 às 16:30
* Apresentação e aula aberta da Primeira Escola de Congo São Benedito do Erê - 10:30 manhã


***** E vem mais por aí... Aguardem.

Cartaz Quentinho

Nosso cartaz-panfleto-manifesto-convite ficou pronto! O nosso amigo Thiago Carneiro fez um excelente trabalho, agora sim estamos com o manifesto pronto para ser entregue para toda a cidade! Vixi, isso vai dar um trabalhão...

novembro 16, 2009

Convite

A Fonte em Movimento
Primeira Ação :


Convidamos a todos para estarem presentes no dia 28 de novembro de 2009, sábado, entre 9 e 19 horas, na Fonte da Àgua Santa de Tremembé, quando será entregue um presente à cidade, que completará 113 anos no dia 26/11. Este presente será um painel de grafite com uma homenagem à Fonte da Água Santa, entre outras atividades culturais como apresentações musicais, oficinas e um documentário sobre este espaço.
É importante dizer que as pessoas que estão por trás deste movimento não tem nenhum envolvimento político/partidário, são sim pessoas que tem um grande afeto pelo lugar e que acreditam na força transformadora da cultura, da arte, e, sobretudo, da memória de homens e mulheres que já beberam um dia dessa água.
Portanto este é um movimento aberto à participação de pessoas e cidadãos que compartilham da vontade de ver a Fonte da Água Santa voltar a ser um local prazeroso de se viver, conviver e reviver.

Realização:

Instituto Magneto Cultural
Coletivo Bora'ndá
Coletivo Matuto
Coletivo Falaê

Manifesto pela Valorização e Salvaguarda da Fonte da Água Santa

A Necessidade de Ação

Acreditamos que é urgente uma ação que prime pela recuperação da Fonte da Água Santa, verdadeiro patrimônio cultural e histórico do Vale do Paraíba. Queremos que o poder público aja na restauração das fontes, mantendo as características originais deste marco histórico da cidade e, se possível, que atue também na recuperação da água.
Além disso, queremos que o largo da Fonte seja um espaço livre para manifestações artísticas, verdadeiro palco de apresentações culturais. Acreditamos que assim este ponto turístico histórico possa voltar a receber visitantes de todos os lugares, mesmo que não seja mais em busca da água milagrosa, que seja então porque a Fonte estará agora jorrando cultura, arte e beleza.